e-Reflexos

instalação de Acácio de Carvalho, Selma Pereira, Rogéria Eler

Instalação apresentada no #14.art (2015), em Aveiro

A instalação e-Reflexos tem como conceito básico o Narcisismo na cultura digital contemporânea.

 

O Narciso contemporâneo, vem assim, encontrar na era digital um campo repleto de possibilidades. As tecnologias mediáticas têm um grande impacto sobre o Narciso, principalmente no que diz respeito à forma como explora e apresenta a sua própria imagem.

 

Tal como no mito de Narciso, os Homens têm-se encantado com a imagem de si próprios, deixando-se fascinar pelas extensões que pensam ser de si mesmos.

 

Este contexto tecnológico contemporâneo permitiu aos Narcisos digitais destacarem a sua presença de forma atuante, amadora e independente, ocupando um espaço relevante nas práticas e elaborações tecnológicas nos mais diversos segmentos.

 

O Narcisismo é abordado por diversas áreas de investigação com o intuito de procurar compreender a sociedade mediante as suas práticas de consumo.

 

Com e-Reflexos pretendemos levar o público a refletir acerca das suas próprias práticas como Narcisos digitais, enquanto recetores, mas também como produtores de conteúdo mediático. Nesta instalação, o espaço cénico dá corpo ao conceito transformando o espectador, através do seu reflexo, em parte integrante da própria instalação. Ao mesmo tempo que transforma os Narcisos digitais em algo físico, criando no seu conjunto uma narrativa visual e auditiva.