Instalação de média-arte apresentado na Artech 2021, em Aveiro
Sobre a intalação:
Pereira S. & Fernandes-Marcos A. (2021). “No interior do bordado. A rematerialização do bordado numa vertente pós-digital”. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. ISBN: 978-1-4503-8420-9. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483766
Resumo:
A instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa.
The installation takes Castelo Branco Embroidery and the textile technology involved as a starting point, materializes the design motifs, and deconstructs the fabric as if the fabric that was being embroidered exploded., expanding through the exhibition space. The Embroidery of Castelo Branco is traditional from the Beira Baixa region, in the interior of Portugal, and is considered the result of the meeting of cultures between West and East, with a strong European influence. The motifs of this Embroidery design result from the convergence of the design and engravings made in Europe in the 17th and 18th centuries, in Portuguese tiles, in Indian textiles, and in Chinese porcelain.